Marcaçoes sem permissao, NAO
MARCAÇÕESsempermissãoNÃO
Campanha para não sermos marcados sem autorização nas redes sociais. ADIRA!
Malware que simula avisos de Facebook aproveita o temor a sermos marcados nesta rede social

Imagem de um dos emails maliciosos que tira proveito do temor a sermos marcados

É normal que os usuários de Facebook prestemos muita atenção aos avisos que nos chegam desta rede social nos dizendo que nos etiquetaram. Ao não requerer permissão prévia, se converte em necessário e urgente revisar todas e a cada uma das marcações que nos puseram em fotos alheias por se fosse necessário as apagar.

Disso se aproveitam também os criadores de malware, como demonstra um novo tipo de envio de e-mails que imitam os avisos do Facebook avisando de que alguém desconhecido nos marcou em uma fotografia. Estes envios têm como objetivo infetar os computadores dos usuários desapercibidos que, sem se dar conta de que o endereço de procedência pertence a Faceboook (com 3 ‘o’) e não à autêntica rede social, fazem clique no link incluído na mensagem, e se carrega em seu navegador um script malicioso (de tipo cavalo de Troia) que põe seu computador em perigo de uma infeção. Segundos depois, o navegador salta para uma página de um usuário qualquer de Facebook e o usuário não chega a saber o que passara.

Se as empresas que gerenciam as redes sociais mudarem sua política como demandamos na campanha
#MARCAÇÕESsempermissãoNÃO
, se minimizaria o poder destas táticas de engenharia social que utilizam os criadores de software malicioso, pois desapareceria o temor a sermos marcados, já que nenhuma pessoa poderia nos pôr uma marcação em uma foto até que nós o tivéssemos aprovado. Você adere à campanha para que entre todos o consigamos?

Fonte: Naked Security e TelasAmigas.

Comments are closed.